INOVA FINDES 2010


Gostaria de compartilhar uma grande conquista da primeira turma do Curso Técnico Edificações do Senai na Mostra Tecnológica Inova Findes, que aconteceu em Outubro/2010, junto com a Semana Estadual do Meio Ambiente. O evento focava inovações tecnológicas de produtos e processos e os respectivos impactos científicos, tecnológicos, ambientais, sociais e econômicos, abrangendo todas as Unidades SENAI do Espírito Santo.


Neste contexto, três Trabalhos de Conclusão de Curso do SENAI - VILA VELHA, sob minha orientação, foram inscritos e concorreram junto com mais 30 projetos na categoria alunos, alcançando a seguinte premiação:
Primeiro lugar  - Moradias dignas: uma proposta habitacional sustentável (Flavia, Kelry, Mayara, Daphine e Ingrid)

Segundo lugar - Vitória: o reviver da história nas ruas do futuro (Retrofit do Museu do Negro) (Louise, Larissa, Leticia e Willian)

Terceiro lugar  - A reutilização dos resíduos da pedra ardósia na produção de pavimentos intertravados de concreto (Alana).

Posteriormente, na Primeira Mostra ES + Profissional, em Novembro/2010, o projeto vencedor Moradias Dignas alcançou Premiação Máxima por Voto Popular, registrando a importância da questão habitacional e a necessidade urgente de intervenções para o resgate da cidadania e da sustentabilidade, nos níveis econômico, social e ambiental. O próximo passo será representar o SENAI ES na disputa Nacional, projetando o nosso Curso, a Escola e o Estado.



Projetos premiados Senai Vila Velha - categorias aluno e profissional
Presença do gerente Ewandro Petrochi e do Coordenador Giovani Gujansky


Equipe alunos e docentes SENAI Vila Velha-ES junto ao presidente da FINDES Lucas Izoton


PROJETOS PREMIADOS

Primeiro lugar - Moradias Dignas: uma proposta habitacional sustentável

Objetivo: Produzir um ensaio projetual e traçar as diretrizes para a execução de um Conjunto Habitacional Sustentável com o intuito de transferir pessoas de moradias irregulares e/ou em péssimo estado de conservação para moradias dignas.

Autores do projeto: Mayara, Ingrid, Kelry, Flávia e Daphine.
Orientadora: Janine Gomes da Silva







Pais!!



Justificativana busca por idéias e soluções conceituais voltadas para a projeção de habitações populares com base no conceito de sustentabilidade, abordando os requisitos de ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Tal questão nos faz refletir sobre os atuais tipos de espaços domésticos, possibilitando procurar novas tipologias e tecnologias.
Habitamos um mundo muito desigual, onde mais de um bilhão de pessoas vivem em condições de absoluta pobreza. Os desafios enfrentados pelos assentamentos humanos são universais, mas os países e as regiões também enfrentam problemas específicos que requerem soluções específicas. Devemos buscar garantir a participação plena e igualitária de todos os homens e mulheres e a efetiva participação dos jovens na vida política, econômica e social.

Devido aos grandes impactos ambientais associados à indústria da construção civil, aliada à necessidade de se adotar medidas ecologicamente corretas, o projeto tem como foco a sustentabilidade, a partir da implantação de estratégias sustentáveis. 


O projeto incorporou estratégias bioclimáticas e ambientais, com base na Agenda 21 para construção sustentável, propondo um melhor conforto ambiental, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente para as de baixa renda familiar, adotando assim medidas de ergonomia, e principalmente a acessibilidade universal, possibilitando o uso de novas tipologias e tecnologias.


Rumo ao Nacional!!


Segundo lugar - Vitória: o reviver da história nas ruas do futuro.

Objetivo: Promover o Retrofit arquitetônico, tecnológico, lumínico e energético do Museu Capixaba do Negro (MUCANE), assim como a requalificação ambiental do seu entorno imediato, mostrando as vantagens da aplicação das técnicas propostas no projeto. O restauro da fachada não foi objetivo da proposta.




Autores do projeto: Louise, Willian, Leticia Dalla e Larissa
Orientadora: Janine Gomes da Silva


Justificativas: o mundo caminha ao caos ambiental, e a indústria que mais contribui para este triste futuro é a da construção civil. Neste contexto, a adoção de sistemas sustentáveis são soluções práticas, menos custosas, menos impactantes e socialmente, culturalmente, política e economicamente mais viáveis do que outras formas de intervenção.

Devido à importância do MUCANE e de suas atividades em nossa sociedade civil e por tantas patologias que o penalizam, o grupo resolveu escolhê-lo para ser o nosso objeto de trabalho, realizando um estudo para identificar as patologias e apresentando uma  proposta utilizando a técnica retrofit e aplicação de tecnologias sustentáveis para a recuperação do espaço, com uma melhor compatibilização da estrutura já existente ao seu novo uso e criando um anexo com instalações específicas e previamente definidas para as suas finalidades propiciando e tendo como objetivo a valorização e resgate da cultura afrodescendente, usando as atividades oferecidas como ferramenta para a redução das práticas imorais realizadas ao entorno, uma vez que este também sofrerá intervenções.
Ao se investir em um monumento onde são realizadas atividades culturais, não se muda apenas a estética de um museu, mas a qualidade dessas atividades e a valorização da população com a sua própria cultura.



O retrofit traduz-se em uma prática alternativa à demolição,grande geradora de resíduos e impactos ao meio, permite ainda a reativação de edifícios ultrapassados, fora das normas ou em condições de risco aos usuários, como os dos centros urbanos das capitais brasileiras mais antigas.



Patologias.



Edifício anexo. proposta inovadora, uma vez que utiliza o Retrofit um método novo de construção no Brasil, e pouco aplicada no Espírito Santo. 




Uso de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar; telhado verde propiciando melhor conforto térmico e acústico; aplicação de estratégias bioclimáticas de forma a alcançar melhor conforto ambiental e eficiência energética.


Proposta para o Anexo. A estrutura do prédio foi recuada de forma a possibilitar uma melhor ventilação natural.


Espaço para a prática da capoeira, reportando-se ao mapa e cores da África.



Armazém, uma forma de divulgar a história do Museu para a população, promovendo ainda, a inclusão social e digital, valorizando a cultura afrodescendente capixaba.


Auditório.


Recepção do Museu, utilizando o espaço existente. 

Integração social e coleta seletiva.



 Escada e elevador promovem a acessibilidade universal.

Horta para a plantação de ervas, exaltando a cultura africana.

Utilização de transparência para captar radiação solar da cobertura para os demais pavimentos.



Captação de águas pluviais e reuso de águas. Integração entre o edifício original e o anexo projetado.


Terceiro lugar - A reutilização dos resíduos da ardósia na produção de pavimentos intertravados de concreto


Objetivo: reutilização dos resíduos da pedra ardósia para a confecção de blocos de concreto para pisos intertravados, diminuição dos impactos ambientais, redução de custos e obtenção de um novo material para a construção civil.


Autor do projeto: Alana Bravim
Orientadora: Janine Gomes da Silva
Colaboradores: Edmar Vieira (SENAI) e Fernando Avancine (UFES)






Justificativa: sem restrições, o mundo por inteiro sofre com diversas formas que o ser humano tem encontrado de poluir e destruir deliberadamente o planeta sem nenhum pensamento que futuramente essa destruição trará consigo danos muitas vezes irreversíveis. No entanto, diversas indústrias já estão buscando medidas sustentáveis para diminuir esses impactos. A construção civil também esta adotando medidas para melhorar o desempenho do país.
A ardósia desde a sua extração a sua aplicação traz consigo muitos resíduos, cerca de 30%, o suficiente para causar grande destruição à natureza. Outros impactos podem ser levantados, cabendo destacar a sua disposição irregular, causando impactos ambientais sobre o meio ambiente.



Diante deste panorama, pesquisas foram desenvolvidas para avaliar o potencial de reutilização dos resíduos da ardósia, como agregados graúdo e miúdo, na produção de pavimentos intertravados. Os resultados apontam positivamente para a área de pavimentação de ruas e calçadas, atingindo elevada resistência mecânica, além de apresentar outras vantagens como facilidade na execução, conforto térmico, capacidade de drenagem, facilidade de manutenção, reutilização e reciclagem, entre outros, uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil.

A aplicação deste produto pode ser feita em pavimentações de ruas ou calçadas, da mesma forma que o produto convencional feito apenas com concreto. As vantagens da utilização dos pavimentos intertravados com resíduos da ardósia são, a redução do custo, visto que a sua produção tem um custo menor, pois a matéria prima é disponível e não possui custo para sua utilização, diminuição dos impactos causados ao meio ambiente, substituição parcial e/ou total da areia dos blocos pelos resíduos da ardósia, o qual diminuirá os impactos causados pela extração da areia, possui resistência superior a 39 Mpa, superando a exigida para a utilização em pavimentação de ruas, entre outros. Esse produto não possui nenhuma desvantagem em relação aos blocos convencionais.

Impactos sociais: geração de renda e empregos, tendo em vista que a inovação tecnológica não interfere no processo de produção. O manual de transferência tecnológica garantirá a aplicabilidade industrial.





Os traços dos pavimentos, assim como o processo de produção estão sendo patenteados.




Metodologia

-Primeiramente foram realizadas a análise granulométrica e a determinação das massas específicas dos materiais envolvidos no trabalho
-Beneficiamento da ardósia
-Dosagem e definição dos traços
-Fabricação dos blocos em máquina vibro-prensa semi-automática pneumática, indicada para a produção em escala industrial compacta
-Foram fabricados blocos de ardósia segmentados com 16 faces. A opção por esse modelo se justifica pelo fato de suas características permitirem que os pavimentos intertravados sejam montados em qualquer posição (amarrado, espinha-de-peixe e prumo). Além disso, oferecem melhor intertravamento das peças pelo fato de se entrelaçarem entre si nos quatro lados.
- A cura dos blocos de ardósia foi realizada em condições ambiente, pelo período de 7 dias, com a manutenção da umidade do estoque de blocos constante por meio de aspersão de água
-Foram ensaiados 60 blocos, sendo 10 para a avaliação da resistência à compressão, em conformidade com o método descrito na norma NBR 9780 (ABNT, 1987).


Vantagens